Total de visualizações de página
sábado, 20 de outubro de 2012
Brasileiros já pagaram R$ 1,2 trilhão em impostos neste ano
Apesar de maior do que ano passado, o ritmo de crescimento da arrecadação vem diminuindo com os pacotes de desoneração do governo
A soma de tributos federais, estaduais e municipais pagos pelos brasileiros desde 1º de janeiro chegou a 1,2 trilhão de reais na madrugada desta sexta-feira, de acordo com previsão do Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Com isso, a marca do chamado Impostômetro será atingida 11 dias antes de 2011.
Rogério Amato, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), acredita que as medidas adotadas pelo governo para desonerar a produção são positivas, mas observa que ainda há muito por fazer. “O volume de taxas e impostos ainda assusta, mesmo com todas as desonerações já concedidas. Esperamos que o governo atue, sobretudo, na desburocratização, na unificação e na redução de impostos, para que haja a uma necessária retomada dos investimentos privados no país.”
A expectativa é de que o Impostômetro ultrapasse a marca de 1,6 trilhão de reais até 31 de dezembro.
Em queda - Pelo terceiro mês consecutivo, a arrecadação de impostos e contribuições federais apresentou queda, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira pela Receita Federal. A arrecadação atingiu 77,074 bilhões de reais em agosto, queda real (com correção da inflação pelo IPCA) de 1,84% em relação a igual mês de 2011. No acumulado do ano, a arrecadação soma 673,576 bilhões de reais, registrando crescimento real de apenas 1,45% em relação ao mesmo período do ano passado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário